quarta-feira, 6 de abril de 2011

África Minha


Eis que os portugueses voltam a África num contexto actual de crise...

África é sinónimo de descoberta, de procura, de um intuito pré-estabelecido. Como é do conhecimento geral, Portugal foi um dos colonizadores de África, mais propriamente da África Negra. Durante longas décadas fomos um só, as colónias eram nossa pertença mas também o nosso armazém ou fiador. 

O sistema capitalista foi-se instalando e as colónias (à semelhança das nossas congéneres europeias) tornaram-se óptimos portos de abrigo, a salvação e o último recurso no que toca a políticas exportadoras bem como era garantida a importação dos produtos nacionais; servindo assim os interesses do Estado e equilibrando a balança em tempos difíceis. Mas, não foi suficiente...

O regime ditatorial instalou-se e à semelhança do ocorrido actualmente na zona arábica e do médio oriente, a revolta gerou-se no seio das populações. Embora não se trate do mesmo tipo de revolta, está inerente em ambos o desejo de independência. Para quê esta guerra travada? É certo que teoricamente existe agora a independência desses países, mas sob uma visão mais atenta e do ponto de vista económico, o caso muda de figura. 

Especificando agora o caso angolano, o que me interessa debater, verificamos por índices como o IDH (índice de desenvolvimento humano) que as diferenças ou desigualdades para ser mais correcto são abissais. Sim, existe liberdade mas está na posse de quem? Relembro o caso ocorrido no mês passado, em Luanda aquando da revolta egipcia; os angolanos convocaram uma manifestação e saíram à rua. A que custo? O braço armado do Estado, o instrumento da repressão funcionou como um relógio suiço. A ameaça iminente desvirtuou as intenções dos manifestantes e os poucos que resistiram, acabaram presos. Foi proibido o direito a manifestarem-se!

Interagindo um pouco com Portugal, a existência de investidores angolanos em bancos portugueses acontece por alguma razão, esta capacidade financeira não cai dos céus obviamente. E será por este meio que nos irão ajudar? Ajuda maior tem sido o contínuo desenvolvimento de Angola, promovido pelas construtoras portuguesas. África tornou-se um paraíso para os trabalhadores portugueses, a nova oportunidade de vingar na vida, de fazer uma carreira`; à semelhança da emigração para França, Luxemburgo, etc, no século XX. Paraíso para jovens recém-formados, escape para trabalhadores com mais de 20 anos de serviço e que se vêm obrigados a emigrar para alimentar as suas famílias!

Tudo isto me leva à imagem que marca uma geração, ao paralelismo entre a guerra colonial e os profissionais da construção civil em que ambos viram-se obrigados a emigrar para África. A imagem do aeroporto que não me sai da cabeça, são diversas as similitudes. Os homens que deixam as suas famílias não por desejo, mas por imposição, as crianças que vêm a sua figura paternal partir, as mulheres que perdem o seu confidente, as lágrimas derramadas... Sim, agora Portugal não está em guerra, mas e em Angola? Cuja corrupção atinge proporções que nos ultrapassa, em que o "Kwanza" é sinónimo de amizade na praça pública, em que os não-hipócritas se sentem impotentes perante a putrefacção vigente. Não será este um clima de medo semelhante ao de guerra? O acordar de manhã sem a certeza do deitar à noite?
Épocas diferentes, problemas semelhantes! A esperança aliada à fé no regresso sereno dos heróis guerreiros, sim guerreiros não são só os que guerream. A felicidade no olhar, o amor instalado no coração, a impaciência que perpetua-se na contagem dos dias. A vontade de regressar torna-os mais fortes e fá-los remar contra a maré e o dia D aproxima-se.

Tempos passados, a história repete-se. Contextos diferentes, imagens iguais. As similitudes e as parecenças fazem deste tempo especial, não para apreciar mas para aprender. O futuro encarregar-se-á de pôr à prova os ensinamentos de hoje.

7 comentários:

  1. Conseguiste colocar umas quantas lágrimas nos meus olhos. Muito intenso.Parabéns pela escrita.

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigado por apreciar o meu trabalho. Coloque-se como seguidor se realmente continuar a gostar.

    ResponderEliminar
  3. Esqueci-me de dizer que "Eu" sou eu Sandra Melo

    ResponderEliminar
  4. Parece-me que dia após dia, ano após ano, as vivências do passado, as que os nossos antepassados viveram, em vez de nos « escaparem entre os dedos », não! São as que mais rapidamente se mostram, e nos passam bem rentinho, temos de viver e aprender com a guerra que, de forma indirecta, nos está a envolver, e simultaneamente a escolher o nosso Futuro . Não sabemos o amanhã, e temos de viver e aprender a cada momento a lidar com o seguinte . Estamos ligados, e os problemas de uns são os nosso também . A Emigração ? Problema ou salvação?! Eis a questão, e eis a tristeza a que se deparam essas famílias, pois na minha opinião o ordenado que recebem nem sempre absorve a saudade e a falta dum carinho dum Pai, o amor de um marido. Tudo bem, emigra-se com o objectivo de vencer, e grande parte das vezes, para pagar contas não pagas atempadamente, resolver problemas que os seus, e desculpem a palavra, miseros 475€ não resolvem, contudo o que se vê, quase sempre, é que o dinheiro não chega para viver lá e trazer para cá à família ... Enfim, não resolve, só piora ... É o país que estamos, e geração que vivemos ! O que fazer ?!

    ResponderEliminar
  5. Sei que de certa forma me desloquei do tema, desculpa...

    ResponderEliminar
  6. O teu comentário dava para criar um novo post =)

    Apesar de tudo, temos de ver as coisas à escala global no contexto em que vivemos e a emigração continua a ser uma grande hipótese de sucesso. Não pode é ser a mesma emigração dos nossos antepassados, mas sim uma emigração qualificada e para os chamados países desenvolvidos.

    ResponderEliminar
  7. Eu disse que tinha jeito para isto ;p , ahah

    Ambos sabemos que de forma global não existe de emigração não de pessoas formadas, mas sim de pessoas que precisam de dinheiro para subir na vida.

    ResponderEliminar